V- Encontro de Educação Baniwa & Coripaco

 O V Encontro de Educação Baniwa & Coripaco se realizou entre os 3 a 5 de Junho de 2013 na comunidade de Tunuí Cachoeira onde teve a presença de várias escolas do Ensino Fundamental e Médio,  inclusive a Escola Pamáali e representantes das Instituições como SEDUC, CEEE-AM, CEEEI-AM, SEIND, FOIRN, FUNAI , SEMEC e vereadores . O Encontro foi mobilizado pela diretoria executiva da OIBI  na pessoa do André Fernando o atual diretor presidente com apoio direta da ACEP. O Objetivo do encontro  foi de  discutir a organização e o modelo de Escola de Ensino Médio Integrado Baniwa e Coripaco; decidir quantos Escolas Baniwa de Ensino Médio precisam ser criadas a fim de levar para reconhecimento da SEDUC, CEEE-AM, CEEEI-AM, SEIND, FOIRN, FUNAI e outros parceiros.

Durante o encontro foi apresentado um estudo de senso dos alunos da região em cada escola  e a possível nucleação das mesmas. O estudo foi feito pelo Juvencio Cardoso que é o Diretor da ACEP, Coordenador e professor Na Pamáali. Ao longo da discussão, chegou-se ao consenso de que deveriam ser criadas cinco escolas para atender toda a bacia do Içana. Além disso, foi discutido ainda a falta de formação continuada dos profissionais de na área de  Educação.

A razão que levou a realização desse encontro é a dificuldade de funcionamento das escolas anexas de ensino médio que durante o ano letivo muitas vezes não recebem merenda escolar e nem materiais didáticos. Além da falta de reconhecimento dessas salas  e do total apoio da Escola ou Colégio  Matriz.

No final do Encontro, foi organizado um documento a ser enviado para o governador e para outras Instituições governamentais e a agenda de articulação no estado pela comissão que foi formado no encontro.Imagem

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 03/09/2013, em Conheça mais a Pamáali. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: