Línguas Co-oficializadas na Escola Pamáali

Línguas Co-oficializadas na Escola Pamáali

De acordo com a lei 145 de 11 de Dezembro de 2002, onde a Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira/Estado do Amazonas decretou no Parágrafo Único que o município de São Gabriel da Cachoeira/Estado do Amazonas passa a ter como línguas co-oficiais as Nhengatú, Tukano e Baniwa. No Art. 2º e §3º, fala que o status da língua co-oficial concedido, obriga o município a incentivar e apoiar o aprendizado e o uso das línguas nas escolas e nos meios de comunicações. Com essa lei, a valorização e a prática da língua materna principalmente baniwa como Nhengatú, que também consta no PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Indígena Baniwa e Coripaco – Pamáali se fortaleceu e tornou-se como um dos mecanismos de ensino mais importantes na área de Educação.
Neste ano de 2013 na Escola Pamáali, as línguas co-oficializadas Baniwa e Nhengatú estão sendo ministradas como disciplinas importantes na sala de aula aos alunos de Ensino Fundamental de 6º a 9º Ano pelo professor- orientador Erivaldo Macedo Paiva.
O objetivo de ensino dessas línguas é justamente para valorizar a Língua Baniwa, ter noção de Nhengatu e que no final da carreira estudantil os alunos possam ter a facilidade na comunicação, escrita e produção de texto enfim. Para isso a metodologia tomada mediante este contexto é; aula expositiva, produção de texto e atividade prática no campo através de observação com a orientação do professor.

Anúncios

Publicado em 15/05/2013, em Conheça mais a Pamáali. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: