Escola Pamáali participou do V Evento Esportivo e Cultural do Rio Ayari

O Evento aconteceu entre os dias3 a 7 de setembro de 2012. Estiveram presentes mais de 600 pessoas, segundo os organizadores do evento. 

Delegação da EIBC-Pamáali que participou do Evento Cultural e Esportivo realizado na comunidade Macedônia Rio Ayari.

Esporte e Cultura

O Evento Cultural e Esportivo da região do Rio Ayarí foi criada por um grupo de professores em 2008. De lá pra cá, já foram realizadas cinco edições. Uma mistura de esporte e cultura.  A participação das comunidades é admirável. Reúne participantes de toda a calha da região do Ayari e atraí ainda comunidades do Rio Içana. As comunidades-sedes são as do médio e a cada ano vai passando para outra comunidade. Aliás, nem sempre. Quem decide onde a próxima edição vai acontecer são os participantes. Todos eles tem direito a voto.  O processo de eleição é democrático. A comissão organizadora, que também são eleitos, apresentam os nomes de comunidades que manifestam interesse e depois acontece a votação. Para próximo ano (2013), a VI edição do evento será realizado na comunidade de Canadá. Onde já foi realizado outras vezes. Até mesmo os visitantes (comunidades que não fazem parte da região) ajudaram a escolher a comunidade Koitsiali.

Aluna da Escola Malinalieni da Comunidade São Joaquim apresenta o lema da escola: “Educação e Cultura”.Foto: Juvêncio Cardoso.

Durante o evento, alunos, professores, pais e todos os participantes se esforçam para acompanhar a programação recheado de jogos, apresentações e muitos outros. Jogos das modalidades de futebol, voleibol e futsal são realizadas durante os 5 dias. É claro, apenas finalistas jogam no último dia. O interessante é que as crianças participam de algumas dessas modalidades.

Escola Pamáali Campeão 2012

A escola Pamáali organizado em dois times por modalidades e mais time feminino participaram dos jogos em Macedônia. Time EIBC e Pamáali representaram a escola nos times masculino. Depois de quatro dias de jogos (um por dia), a EIBC foi classificada para a final com o time da comunidade de Canadá. Na final, deu a EIBC campão da modalidade de Futebol. O mesmo aconteceu na modalidade de futsal. No vôlei a EIBC ficou apenas na segunda posição.

Time EIBC campeão 2012 na comunidade Macedônia. Foto: Juvêncio Cardoso

 

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 30/09/2012, em Alunos da Pamáali, Comemorações, Conheça mais a Pamáali, Cultura, Educação, Ensino Fundamental, Ensino Médio Baniwa e Coripaco, Eventos, Imagens da Pamáali, Notícias, Novidades da Escola Pamáali, Professores da Pamáali e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Muito legal. Parabéns a todos pela iniciativa. Coloco aqui o link de um texto sobre fotografias que foram realizadas na sua região, no ano de 1927, pelo antropólogo Curt Nimuendajú. Qual quer comentário será muito bem vindo. Boa leitura,

    http://renatoathias.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html#8071454769605181738

  2. Escola Pamaali

    Valeu pelo comentário professor! Vamos passar lá para conferir e comentar. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: