Assembleia no Içana, noroeste amazônico, avalia os dez anos da Escola Pamáali

De 24 a 26 de maio, alunos e professores, representantes das comunidades do Rio Içana e dos rios Aiari e Cuiari relembraram o início da escola, as dificuldades enfrentadas e os sonhos construídos em uma década. E projetaram os desafios que têm pelos próximos dez anos.

Alunos apresentaram danças tradicionais no evento de comemoração (foto: Laise D)

O professor Juvêncio da Silva Cardoso (Dzoodzo) deu as boas vindas a todos os que vieram para a assembléia comemorativa de dez anos da Escola Indígena Baniwa Coripaco Pamáali, que se iniciou na noite do dia 24 de maio com um Podáali (dabucuri) entre os alunos e os representantes das comunidades. Os jovens estudantes dançaram e entregaram os alimentos que tinham coletado na própria área da Escola Pamáali e mais os alimentos que foram comprados na cidade. Os representantes das comunidades trouxeram os frutos, farinhas, beijus e carne moqueada. Com a alimentação garantida para os três dias de encontro, iniciou-se a apresentação das delegações por comunidade e o restante da noite foi dedicado a apresentações e brincadeiras.

Clique aqui e continue lendo.

Fonte: ISA

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 20/06/2011, em 10 anos, Alunos da Pamáali, Cultura, Educação, Eventos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: