Motivos para Comemorar os 10 anos.

Por André Baniwa (*)

Alunos da Escola Pamáali (foto:Ray)

Dez razões para comemoração

  1. Sustentabilidade – a Escola Pamáali não é mais um projeto, transformou-se numa instituição importante de ensino no município e estado. É reconhecida pelo sistema municipal, tem Projeto Político Pedagógico (PPP) aprovado e recebe financiamento do governo, ainda insuficiente como todo o quadro da educação escolar nacional. Mas diferente do início, que nem reconhecimento obteve, sem briga, hoje a Pamáali é referência, está consolidada e tem grande credibilidade. E se não conseguimos a sustentabilidade da escola, incentivamos a formação dos alunos para o apoio à sustentabilidade em suas comunidades.
  2. Gestão – a política de gestão está na mão das comunidades desde que foi pensada e cada ano através de um conselho é feita assembleia para acompanhar e avaliar os trabalhos planejando sempre junto o ano seguinte. O gerenciamento e execução estão nas mãos de professores e dos próprios alunos que a frequentam.
  3. Potencialidade – o mais importante desta escola é colocar o que se aprende na prática, sistematizar o que já se sabe. Dar valor ao seu conhecimento e somar com os conhecimentos de fora. Assim, cumpre o objetivo de formar o cidadão Baniwa e Coripaco na perspectiva de desenvolvimento da melhoria de vida consciente e responsável.
  4. Gestão ambiental, cultural e territorial – A gestão ambiental do território está associada com cultura e conhecimento. Significa patrimônio constituído milenarmente. A escola promove junto aos alunos o saber e a importância do conhecimento tradicional existente no nosso território, e incentiva as práticas sustentáveis na região do Içana.
  5. Impacto positivo na vida das comunidades – as comunidades ao iniciar a luta pela escola de ensino fundamental completo buscava ver seus próprios filhos ajudarem nas suas comunidades, reunindo os conhecimentos Baniwa e com conhecimento de fora. A escola foi pensada para valorizar o conhecimento próprio e o conhecimento de fora, com tecnologias que facilitassem o acompanhamento dos acontecimentos do mundo. Hoje as comunidades com ajuda da escola têm na sua totalidade professores de suas comunidades e falantes de língua. As pessoas que saíram da escola tornaram-se referência para defesa do interesse das comunidades, ajudando a pensar não somente as comunidades, mas todo o território Baniwa e Coripaco.
  6. Impacto nas políticas públicas – a experiência da Escola Pamáali revolucionou e influenciou a educação escolar, principalmente no que diz respeito a gestão participativa e no sistema de ensino; hoje todas as escolas estaduais e municipais são coordenadas pelos professores indígenas, discutem seus PPPs junto com suas comunidades e muitos aguardam sua aprovação no Conselho Municipal de Educação. Hoje existem várias escolas Baniwa e Coripaco de ensino fundamental completo e ensino médio se organizando. A Escola Pamáali dissemina sua experiência nos seminários e conferências, no âmbito do movimento indígena e de eventos governamentais estaduais e nacionais.
  7. Tecnologias e Gestão de Conhecimentos Interculturais – laboratório de informática com internet através do Gesac (programa do Ministério das Comunicações) e laboratório de produção de alevinos de peixes nativos (mais de 2 milhões de alevinos desde o ano de 2003). Radiofonia, energia com placa solar, televisão com parabólica, gerador funcionando com óleo vegetal (resíduos de óleo de cozinha coletado na cidade de São Gabriel da Cachoeira), sistema de manejo ambiental e criação de animais (galinhas caipiras, peixes nativos na escola e nas comunidades). Todos envolvem conhecimentos de fora, porém fundamentados nos conhecimentos tradicionais como forma que possibilita aceitação e dá sentido às pessoas das comunidades. Através de tecnologias de comunicação e informação, cada vez mais divulga a realidade indígena para o mundo através da internet.
  8. Articulação Política – parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais garantem e sustentam o desenvolvimento da ideia transformadora de um povo, devido a poderosa metodologia política de gestão, de ensino e construção de novos conhecimentos nas instituições de ensino e políticas públicas.
  9. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social – entendemos por desenvolvimento aquilo que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras; e a responsabilidade social é um conjunto de ações tomadas pelos diversos agentes sociais com compromissos ao seu grupo social. Esta é a política balizadora do processo de ensino da Escola Pamáali, que hoje é a principal articuladora da Rede de Escolas Baniwa e Coripaco, onde se dissemina sua experiência e troca de conhecimentos.
  10. Perspectivas – um “Centro de Pesquisa e Formação de Desenvolvimento’’, está em processo de construção. Começa no Ensino Fundamental Completo e se consolidará daqui a alguns anos com Ensino Médio Integrado e junto com Instituto do Conhecimento dos Povos do Rio Negro estabilizará como centro tecnológico e de desenvolvimento sustentável com estudo avançado ou superior do povo Baniwa e Coripaco.

Para ler o texto na íntegra clique aqui.

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(*)André Baniwa, um dos principais idealizadores e coordenador de implantação do projeto que resultou na escola. Liderança da etnia Baniwa é atualmente vice–prefeito do município de São Gabriel da Cachoeira.

Fonte: NSA/ISA

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Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 06/05/2011, em 10 anos, Alunos da Pamáali, Comemorações, Conheça mais a Pamáali, Cultura, Educação, Ensino Fundamental, Ensino Médio Baniwa e Coripaco, Eventos, Imagens da Pamáali. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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