A Estação de Pisicultura EIBC volta a produzir

Depois de tentativas de produção sem sucesso em 2010, a Estação de Piscicultura EIBC volta a produzir mais de cem mil alevinos em 2011.  Os técnicos Miler Alex e Fabio Martinez com o acompanhamento do Dzoodzo simplismente ignoraram as pesadas chuvas de março e abril. Resultado. Cento e dezesseis mil alevinos de dopali (araripirá) e 8600 alevinos de Taali (aracu).

A reproduções dessas duas espécies aconteceram naturalmente nos igarapés próximos. A piracema de dopali ocorreu num igarapé abaixo da escola e de taali no igarapé Pamáali. Os procedimentos técnicos foram realizados no laboratório. Nos anos passados foram feitas reproduções artificiais (indução hormonal). Nesse ano, não foi feito. Por falta de matrizes para reprodução.

Os alevinos agora estão no viveiro da escola. Ficarão lá até quando forem levados para represas de engorda da escola e comunidades. Atualmente, poucas comunidades estão com peixes nos viveiros e outros estão em fase de construção de barragens.

A equipe técnica da estação, estão fazendo um novo levantamento de demandas nas comunidades do médio Içana. Já visitaram as comunidades próximas da escola e o próximo passo será a visita das comunidades mais distantes, como do rio Cuyarí e Ayarí. Segundo, o Dzoodzo, as comunidades estão interessadas e animadas em voltar a criar peixes nos viveiros desativados e outros construir seus viveiros. “Há interesse das pessoas em construir seus viveiros. E nós estaremos entrando com nossa parte no apoio técnico e acompanhamento”-disse.

Ray

Foto: Adeilson Lopes

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 28/04/2011, em Manejo Ambiental, Notícias, Projeto Pisicultura. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: