Atividades de campo e duas Oficinas de Formação são realizadas na Primeira semana na Pamáali.

Oficinas de Formação

Foto: Ray. Alunos na oficina de Produção de conteúdo

Terminaran nesta sexta-feira (13), as duas oficinas de Informática realizadas na Pamáali. Com o tema Inclusão Digital para ensino fundamental (duas turmas juntas na mesma oficina) e Produção de Conteúdo para Internet foi o tema das duas turmas do ensino médio (1o e 30 ano). As duas oficinas aconteceram em horários diferentes. Pela manhã uma turma e pela parte da tarde a outra.

Vários assuntos foram abordados durante a Oficina de Inclusão Digital. Os alunos que estão chegando na escola, conheceram o histórico de como chegou a internet chegou no Içana (na Escola), conheceram melhor o que é o Programa GESAC do Governo Federal, foram criados e-mails, foram feitas algums buscas a partir do tema de interesse de cada grupo (os alunos foram organizados em grupos), conheceram as ferramentas que o GESAC disponibiliza com o Portal do IDbrasil ( A Teia), por último realizaram uma lista de contatos de colaboradores, parceiros e de pessoas que fazem parte do trabalho da escola.

Para a turma de ensino médio, foram criados blogs pessoal de cada interessado em ter um para começar a blogar, durante a oficina foram feitos trabalhos de buscas de informações para produção de conteúdos para postarem nos blogs criados. Dois dos participantes conseguiram postar seus textos na blog (www.agbaniwa.wordpress.com e http://www.garciamiler.wordpreess.com), os demais estarão começando a postar  na semana que vem. A idéia de fazer essa oficina é formar um grupo de alunos para continuar postando neste blog (da escola) e também em seus criados na oficina. No último dia, aprenderam a baixar alguns programas para o computador. De acordo com a avaliação dos participantes, conseguiram aprender muitas coisas boas e importantes para a formação dos mesmos.

Atividades de campo

Foto: Ray. Alunas em atividades.

Enquanto uma turma está na aula outra turma trabalhou no campo durante essa semana. Roçagem da área da escola, coleta de lixo, limpeza na área dos viveiros de peixe, limpeza dos materiais da estação de Piscicultura e demolição do antigo centro comunitário da escola foram as atividades realizadas. Amanhã estaremos fazendo a nossa tradicional Avaliação Semanal para apontar avanços, dificuldades, pontos negativos da semana e propor propostas para a próxima semana.

Raimundo Miguel

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 13/08/2010, em Alunos da Pamáali, Cotidiano na Escola, Ensino Fundamental, Oficinas de Formação. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. andreza andrade

    Pamáali bombando conhecimento como sempre!!! Avante turma!

  2. Estamos sempre na luta e com objetivo de cada vez mais avançar sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: