Alunos e Professores Participam o I Seminario de Educacao Escolar Baniwa e Coripaco

Um grupo de alunos e professores (Raimundo Miguel e Juvencio Cardoso) da Escola Pamáali participaram o I Seminário de Educacao Escolar Baniwa e Coripaco na comunidade de Vista Alegre Rio Cuiari, afluente do rio icana no período de 25 a 30 de junho. Onde outras escolas da região do Rio Içana e afluentes também estiveram presentes. Lideranças e parceiros como a Laíse Diniz-ISA, Elise Capredon, Irineu Laureno-FOIRN, Denivaldo Cruz-Depto de Educação da FOIRN e diretores das associações também colaboraram nas discussões e elaboração de proposta.

Foto: Elise Capredon

Durante o envento, as escolas partipantes  mostraram resultado de seus trabalhos com a metodologia de ensino-pesquisa. Que foi apontado como a metodolgia usada na maioria das escolas da região do Içana, e de acordo com a avaliação feita, está sendo uma forma de ensino que está formando os alunos de acordo com os objetivos proposto pelas escolas.  O próximo seminário  não tem sua data definida para realização, mas, foi votada pelos representantes para ser a região do Alto rio Icana, area Coripaco na Escola Indigena Coripaco Kayakapali – EICK, que funciona em três salas.

Em algumas noites foram programadas atividades do evento e em outras culto dos líderes  religiosos com os participantes que foi muito bom. Teve também um mini-torneio de futebol, entre as escolas. A Escola Pamáali foi campeão!!

 

Miler Alex- Aluno do ensino Médio da Escola Pamáali

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 09/07/2010, em Conheça mais a Pamáali. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Valdir Miguel Farias

    Tomara que esse encontro tenha um bom resultado para que nós baniwa e coripaco tenhamos uma educação de qualidade.E fiquei feliz de ouvir que a EIBC foi Campeão nesse encontro,então vamos indo para frente.

Deixe um comentário