A Pamáali encerra hoje a I Etapa Letiva de 2010.

Segunda-feira, 24 de Maio de 2010. A Escola Pamáali fecha sua I Etapa Letiva de 2010. E  hoje, estamos partindo para nossas comunidades!!  Mas, voltamos na próxima etapa.

Escola Indígena Baniwa Coripaco Pamáali, segunda-feira,  24. Alunos e professores estão fazendo as ultimas atividades, reunião interna, limpeza geral, e outras atividades, mas, um pouco diferente do que foi em todos os dias nestes útlimos sessenta dias. Normalmente a limpeza e atividades de campo são feitas pela parte da tarde. E hoje, estão fazendo isso ainda pela manhã. Alguma coisa errada? Mudaram os horários de atividades? Não!

Hoje é um dia diferente na escola. O sol nasceu feliz. Nós também! Posso ver hoje nos rostos dos meninos a ansiedade, a alegria.  Motivo? Hoje é o dia em que termina a I Etapa Letiva da Escola Pamáali. Conseguimos dar mais um passo na caminhada. Passo importante para nós. Para os alunos, subir mais um degrau de aprendizagem. Para professores, mais passo na realização do compromisso com a Educação Escolar Baniwa Coripaco. Para a Pamáali mais um passo de lutas e conquistas. Alegria e emoção  para todos que poderam acompanhar direta e indiretamente o trabalho desenvolvido por um grupo de jovens Baniwa comprometidos com educação escolar e desenvolvimento dos povos que vivem na região do Rio Içana e seus afluentes.

Nessa etapa os alunos apresentaram resultados das pesquisas sobre Origem da Casa Baniwa e Kerawidzo que foram realizadas nas comunidades, na entre-etapa passada. Os dados dessas duas pesquisas estarão sendo organizados pelos professores Vigico Rivas e Arcindo Feliciano.  E dessa vez, os temas de pesquisas que serão levados as comunidades são: Yoopinai e Waitsaletakapani whaa Baniwanai. Os resultados serão apresentados na próxima etapa.

Construções marcaram a primeira etapa do ano. Casa-Depósito, refeitório (em andamento) e Quadra-praça foram as estruturas que passaram por reformas durante esse período. Como foi publicado no post anterior, a escola está se preparando para o Evento de Comemoração dos 10 anos, que está previsto para setembro. Os dias estão contados até lá. Mas, estamos firmes e fortes nesses preparativos.

Estamos descendo na tarde desta segunda-feira. Mas, o blog vai continuar levando informações sobre as atividades, eventos que estaremos participando (Rede de Escolas Baniwa Coripaco emVista Alegre). E agradecemos a todos os que visitaram e visitam sempre o nosso blog.

Abraços

Raimundo Benjamim

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 24/05/2010, em Conheça mais a Pamáali, Educação. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: