Gestão Ambiental: Conselho de Gestão Ambiental será criado na Pamáali.

Foto: Juvencio Cardoso. Aluno em atividade

Meio Ambiente e Gestão Ambiental na Escola Pamáali, são  temas de aula de ciências dessa semana. Professor Juvencio Cardoso, 25 e Adeilson Lopes do Instituto Socioambiental-ISA, fizeram jovens Baniwa com idades entre de 14 a 20 anos a formularem e analisarem profundamente estes termos  em Português e em Baniwa. Resultado: Formularam importantes conceitos e estabeleceram regras que irão subsidiar os cuidados necessários para cada espaço e lugares que mais gostam na escola. Divididos em grupos, liderados por um responsável, escolheram o tema/espaço que mais gostam na escola para fazer o trabalho.

“Para que o campo de futebol se torne melhor e mais prazeroso de frequentar nos dias de bola, precisamos cuidar mais do espaço. Não jogar lixo e cuidar mais do redor e do campo são exemplos que precisamos e teremos que fazer para que os jogos de futebol sejam mais animados, porque cuidar desse espaço, é cuidar de nós mesmos”-disse Ismael Braga, 16, que participou do grupo “Eu Gosto do Campo de Futebol”. “Em um local limpo e cuidado sentimos mais vontade de frequentar, no caso do nosso campo, teremos mais vontade de torcer e jogar nos dias de bola”-completa o Joseto Miguel, 16, que também fez parte do grupo.

Foto: Juvencio Cardoso. Alunos em atividade.

Weemakawa é a tradução do termo AMBIENTE  e Napekoliko nhaa apaana kaawhiperi é a definição para a palavra MEIO. Para os dois jovens, o meio ambiente, é o espaço ou meio em que vivemos, e não somente nós (pessoas) é que vivemos em um espaço, num espaço existem muitos seres com vida, como plantas, insetos, animais, microorganismos, “Yoopinai” e muitos outros. “Para vivermos bem precisamos conhecer e respeitar outros seres que também vivem no mesmo espaço onde estamos. Muitas vezes, ficamos doentes porque não respeitamos certos seres que estão ali, mas, que não vemos com no caso dos “Yoopinai”, ou desobedecemos algumas regras”-explica Ismael. “Cuidar e respeitar os espaços da escola é importante para que nós, porque assim estaremos vivendo em harmonia com outros seres que estão vivendo no mesmo espaço onde estamos”- ressalta o Joseto.

Foto: Juvencio Cardoso. Aluno Ismael da comunidade Bela Vista.

Uma semana de trabalho. É texto, é desenho, é canto.. Assim foi feito o trabalho pelos alunos do 7°  ano do ensino fundamental da escola, até chegar o dia marcado para a apresentação, o dia de sexta-feira a noite. Professores e alunos de outras turmas foram convidadas para estar presentes. As primeiras palavras de abertura foram do professor Juvencio Cardoso, o Dzoodzo como é mais chamado. Depois, o Ismael abriu o evento de apresentação.  As apresentações foram feitas por grupos e, em seguencia.

Todos os temas sairam  através de letras de musicas e piadas, que deixou o evento muito animada e interessante. O passo agora será a composição do Conselho de  Gestão Ambiental da Pamáali, onde todas as categorias de organização serão representadas, que deverá ser presidida por um professor da escola. O trabalho reuniu dados importantes para implementação deste Conselho na escola, agora é partir para o próximo passo.

A proposta de criar o Conselho de Gestão Ambiental na Pamáali é antiga. Desde 2005, iniciativas como a coleta seletiva de lixo, reciclagem de papel, coleta de pilhas usadas, controle de erosão vem sendo feito na  escola.  A proposta do trabalho feito, é expandir essa prática na região, através dos alunos. “Estamos prontos, e vamos implementar a experiência que estamos fazendo na escola”-garante o Ismael, que é um dos alunos da comunidade Bela Vista do Médio Içana.

Raimundo Benjamim



Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 18/05/2010, em Alunos da Pamáali, Conheça mais a Pamáali, Cultura, Educação, Ensino Fundamental, Manejo Ambiental, Pesquisas. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. sandra santos

    Antes de qualquer coisa,gostaria de colacar a importancia desses projetos que a escola Paàmalia apresentou da importancia de cuidar do ambiente em convivemos e separarmos os residios de correta! sandra santos gestora Ambiental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: