Origem da maloca e Crajirú foram os temas apresentados pelos alunos nessa semana.

Dois temas de pesquisas desenvolvidos pelos alunos da escola Pamáali nas suas comunidades com os velhos conhecedores foram apresentados nessa semana. Origem da Maloca e Crajirú foram os temas pesquisados. No final da ultima etapa alunos sairam da escola com uma tarefa de fazer em suas comunidades, pesquisas, que envolve perguntas e observações.

E a atividade nas salas de aulas nessa primeira semana  foi asistematização dos dados desse trabalho. Acompanhados pelos professores, organizaram dramatizações para a apresentações de seus trabalhos. Os  alunos foram organizados por comunidades de origem. Os resultados ficarão na escola, e posteriormente poderão ser levados as outras comunidades da região.

Os trabalhos foram feitos em duas linguas: Baniwa e portugues. Ainda, serão feitas mais pesquisas para o aprimoramento destes traalhos. De acordo com os orientadores, professores Arcindo Feliciano e Vigico Rivas, a pesquisa foi muito bem desenvolvida pelos alunos, mas, ainda serão feitas mais pesquisas complementares sobre os temas. “Os alunos conseguiram trazer informações de acordo com o roteiro que foi elaborado e levado para suas comunidades, e muitas destas informações são novas, portanto, importantes para nós”disse o Vigico Rivas, professor e coordenador atual da escola.

Raimundo Benjamim

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 31/03/2010, em Conheça mais a Pamáali. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: