Evento Cultural é realizado na comunidade Ukuqui Cachoeira- Alto Ayarí

Juvencio Cardoso. Viagem dos alunos da Escola Pamáali para Evento em Ukuqui.

Foto: Juvencio Cardoso. Viagem dos alunos da Escola Pamáali para Evento em Ukuqui.

Foi realizado entre os dias 12 a 15 de outubro, o primeiro grande Evento Cultural Baniwa Coripaco na comunidade Ukuqui no alto Ayarí. Participaram deste evento rofessores e alunos das escolas Kalidzamai, Paraattana, Herieni, Kayakaapali, Waliperidakenai, Eenawi, Hipana, Pamáali, lideranças das comunidades da região do rio Ayarí, professores das escolinhas, conhecedores da cultura, pais e mães. Representantes de Instituições parceiras também estiveram presentes como, a Madalena Paiva e Denivaldo Cruz do Departamento de Educação Escolar Indígena da FOIRN e Laise Diniz do Instituto Socioambiental-ISA.

O encontro teve como objetivo a apresentação da Rede de Formação de Professores Baniwa Coripaco, criado na escola Pamáali em junho deste ano, no primeiro encontro das nove escolas da região (apenas que trabalham ensino fundamental completo e dois com médio).

No encontro, foram realizadas exposições de trabalhos, resultados de pesquisas, materiais didáticos produzidos pelas escolas, produções de artesanatos como urutus, peneiras, abano, remo pelas escolas presentes. O evento foi animado com grupos de musicas “Kuximawara”, cantos e danças tradicionais. Durante o evento, foi organizado mini-torneio de futebol, onde as escolas se enfrentaramm e no final foram premiados os melhores times.

Para o Paulo Farias, administrador da Escola Pamáali, o encontro foi fundamental para as escolas se conhecerem mais de perto e começarem a entender melhor os objetivos da rede de formação criado, e assim poderem aproximar suas práticas pedagógicas nas escolas da região, a partir das experiências de trabalho das outras escolas . “Foi possível pela primeira vez reunir maior numero de participantes das oito escolas da região, estarem para estarem mais próximas uma da outra e, através das apresentações conhecer um pouco mais a realidade da outra. Acredito que com as experiências de trabalho das outras escolas vamos melhorando e fortalecendo as nossas práticas pedagágicas, e isso é um passo importante para fortalecermos e concretizarmos o Programa de Educação Escolar Baniwa Coripaco, que vem sendo nestes últimos anos ” conta.

O evento cultural em Ukuqui, foi o primeiro evento do movimento das escolas a reunir maior numero de participantes das escolas Baniwa Coripaco da região do médio e Alto Içana e afluentes. Exceto, a Escola Maadzero, que não participou deste evento.

Para a Clarinda Paiva, professora da Escola Pamáali, foi importante a realização do evento, pois, aprenderam coisas novas a partir das apresentações das outras escolas, destaca uma das danças apresentadas pela escola Heriene, a dança Yoohoo, que ela nunca viu, que para ela foi algo novo e interessante. “ Trocamos experiências com professores de outras escolas e com certeza nossos alunos também aprenderam coisas novas, ”garante.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, para o transporte e alimentação dos participantes do encontro durante os dias do evento. O próximo evento cultural está prevista para setembro de 2009, na Escola Pamáali.

Raimundo Benjamim

Coord. Setor de Comunicação e Divulgação

benjamimray@gmail.com

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 24/10/2008, em Cultura, Educação, Eventos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: