Conheça mais a Pamáali.

A escola Pamáali atualmente atende alunos de mais de trinta comunidades da região do Içana, e comunidades do Rio Ayarí e Cuyarí, os dois principais afluentes da rio Içana. Os alunos saem de suas comunidades, passam um tempo de dois meses na escola. São grandes as dificuldades de deslocamento dos alunos. A região do Içana tem uma extensão de 696 Km, são 19 cachoeiras. O transporte é feito por bongo (canoas grandes feitas de madeira), movidos por motor de popa, geralmente de 15 hp. E outras vezes por rabetas. Assim, os alunos mais distantes passam até 7 dias de viagem para chegar na escola.

Na escola os alunos se alimentam de merenda escolar garantida principalmente pelo projeto de educação e pela Secretaria Municipal de São Gabriel da Cachoeira. E em cada etapa letiva os pais colaboram com farinha, peixes e frutas.

E depois dois meses na escola, vão para suas comunidades, levando sempre um tema de pesquisa para desenvolver. Os pais e mais velhos da comunidade ajudam os alunos nos trabalhos, com informações sobre o tema de estudo.

Atualmente na escola tem tres turmas de alunos. Dois do ensino fundamental e um do ensino médio. São seis professores Baniwa e uma equipe de assessoria do Instituto Socioambiental-ISA, uma instituição não governamental parceira da Escola, por meio da Organização Indígena da Bacia do Içana- OIBI, a organização que representa as comunidades da região do médio rio Içana, além de outras nove que representam toda região.

A Associação do Conselho da Escola Pamáali- ACEP, é o órgão executora que representa a Assembléia Geral, que são os pais de alunos, professores, lideranças e outros envolvidos. A cada ano a ACEP realiza uma grande assembléia, onde são tomadas as decisões importantes para o funcionamento da escola.

Raimundo Benjamim

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 14/10/2008, em Conheça mais a Pamáali. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: