Semana da Pátria é comemorado em toda região do Içana.

Um dos eventos importantes que acontecem na região do Içana é a comemoração da semana da pátria, que muitos chamam de “sete”. As comunidades dirigidas pelos professores, que hoje são todos Baniwa, preparam apresentações e treinam seus times para participarem do torneio semanas antes da realização e a comunidade decide onde vai participar. Iniciado desde os anos 90, a semana da pátria vem sendo realizado na região em diferentes comunidades. Incialmente no trecho do médio Içana, abrangendo comunidades desde Nazaré a Vista Alegre, ultima comunidades do lado brasileiro na fronteira com a Colômbia. Hoje, o evento é organizado em várias regiões, como alto Içana, baixo Içana, região do Ayarí e duas no médio Içana. Em cada local de realização, participam as comunidades próximas, que normalmente chega a dez participantes. Cada final do evento as comunidades-membro escolhem a próxima comunidade-sede, em muitos casos, pelas condições os eventos continuam na mesma comunidade.

Durante o evento, são realizados jogos de diversas modalidades, homens e mulheres participam dos jogos. As escolas presentes vendem produtos artesanais como tipiti, urutu e outros produtos produzidos pelos alunos. São realizados desfiles nos dias 5 e 7. No dia 5 são apresentados cantos, jogral e poesias em homenagem ao dia do Amazonas e no dia 7 referentes a Independência do Brasil.
Nesse ano, foram realizados nas comunidades: Coracy- alto Içana, Boa Vista- Baixo Içana, Nazaré- Médio Içana, Tunui Cachoeira- Médio Içana e comunidade Macedônia da região do rio Ayarí.
A delegação da Escola Pamáali, participa deste evento desde 2004. Já foi campeão em 2004, vice-campeão em 2005. Em 2006 e 2007 o evento foi realizado na escola com as comunidades próximas. Neste evento, em Tunui Cachoeira a Pamáali ficou em segundo lugar no futebol masculino e campeão no vôlei femenino.
Raimundo Benjamim

Anúncios

Sobre Escola Pamaali

A Escola Pamáali é um resultado de construção da Educação Escolar própria pelos povos Baniwa e Coripaco, que iniciou desde meados da década de 90 (reuniões e grandes Encontro de Educação escolar Baniwa e Coripco). Começou a funcionar a partir do ano 2000 com 35 alunos. Hoje a EIBC-Pamáali é uma das referências em Educação escolar indígena na região do Alto Rio Negro.

Publicado em 24/09/2008, em Eventos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: